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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cuidando bem dos pneus!

Dinho Moto Racing Como cuidar melhor dos pneus: Recomendações de Uso Checar a pressão dos pneus frios, regularmente a cada 15 dias, ou semanalmente em caso da moto ficar parada por esse periodo semanal Sempre calibrar com os pneus frios, pois após o aquecimento, a pressão dos pneus se eleva, devido a expansão do ar interno Nunca reduzir a pressão com os pneus quentes. Respeitar os valores de pressão indicados no manual do proprietário do veículo. Assegurar-se da presença da tampa da válvula de ar e fechá-la somente a mão. Para pneus novos, dirigir a velocidade moderada nos primeiros 300 kms. Em especial para os índices de velocidade H/V/W/Y/ZR, limitando a velocidade nos primeiros 50km/h. Sempre que for feita a montagem, verificar se os parafusos das rodas estão devidamente apertados após percorrer 100 km. Choques violentos contra meio-fio, buracos e obstáculos de diferentes naturezas, podem ocasionar lesões internas nos pneus não imediatas e nem visíveis a olho nu. Neste caso é recomendável a inspeção interna e externa do pneu por um especialista, assim como o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. Balancear as rodas periodicamente. Checar periodicamente as profundidades dos sulcos da banda de rodagem. Para preservar as características de dirigi-bilidade do veículo e garantir o consumo regular dos pneus, é aconselhável a cada 10.000km a inversão dos pneus entre os eixos, sem entretanto cruzá-los, tanto quanto balanceamento e alinhamento de direção. No caso de substituição de pneus novos, montar os novos na parte dianteira independente da tração do veículo. No caso de estacionamento do veículo por períodos superiores a 15 dias, aumentar a pressão dos pneus em 0,5 bar (cerca de 7,0 psi). Recomendações técnicas Instruções para armazenamento: Não deixar os pneus expostos a luz solar e ao tempo, evite a presença de água e umidade na parte interna dos pneus. Estocar por um período não superior a 3 meses e no máximo 8 peças por fila para todas as classes de pneus. Como escolher um pneu: A escolha das dimensões e do tipo de pneu deve ser feita em função de: A - do veículo e de sua velocidade máxima (código de velocidade) B - da carga (código da carga) C - do tipo de utilização, passeio, carga, etc. INFORMAÇÕES DIVERSAS Realizar o balanceamento das rodas retirando os contrapesos velhos e substituí-los por contrapesos novos e apropriados ao tipo de roda. Nunca utilizar contrapesos usados. EVITAR Uso inadequado das especificações do pneu. Sobrecarga. Pressão inadequada (tanto para cima com para baixo). Velocidade superior ao limite de velocidade do pneu e respeito aos limites indicados por autoridades competentes na circulação Medida inadequada do pneu ou da roda (consultar tolerância do fabricante do veí-culo). Uso de câmaras em rodas ou pneus sem câmara. Reduzir a pressão com pneu quente. Uso dos pneus com código de velocidade e índice de carga inadequada ao veículo e sua apresentação. Conserto de pneus que apresentem defeitos ou lesões na lateral. Estacionar sobre manchas de óleo, combustíveis ou solventes em geral. Utilização de substâncias a base de derivados de petróleo ou substâncias químicas para limpeza das laterais dos pneus, não é recomendado, pois pode fazer com que a moto escorregue nas curvas.

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